4 de abr. de 2010

O velho pijama

Renovada e viúva
Sigo posta a pensar no começar de novo.
Ainda que sejam coisas velhas,
Quinquilharias de tempo e espaço.
Mas é sempre interessante repensá-las.

E com esse novo olhar de ver nas coisas antigas, novos detalhes
Eu observo o meu pijama preferido descosturado.
Vejo novos olhos maquiados no espelho.
Tenho um novo espelho, até.
Eu descubro novidades naquele velho rapaz.

Eu o desço do altar, lhe olhando nos olhos
E nesses olhos que não me são novos de observar
Vejo um brilho muito mais simples.
Vejo sangue humano nas veias,
Enxergo ambiguidade de gente.

Eu o guio pelas mãos ao meu espelho.
Ele poderá ver outras coisas na velha menina.
O quero com menos desespero,
Com a solidez das coisas reais,
Sem a avidez de sonhos de rodopiar.

Os meus olhos novos me mostraram o velho rapaz,
As suas rugas e calos,
E o meu pijama descosturado.

2 comentários:

Lívia Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lívia Mendes disse...

E que bom ler isso.
Porque é lindo olhar presses olhos que são nossos antigos conhecidos e enxergar coisa nova, coisa viva, coisa com um quê de esperança, coisa que vira amor, que vira atenção, que vira medo, insegurança, que dizem tanto e as vezes se calam, mas isso faz com que eles sejam reais e não um sonho da noite passada. É lindo enxergar com nossos velhos olhos novos.
"Se podes olhar, vê. Se ver, repara."